terça-feira, 25 de outubro de 2011

Falando sobre Projetos.

Em um país não tão longe daqui, educação se faz por projetos e são tantos que a gente fica tonto só de pensar. Tudo começou com uma rigorosa prova de seleção, depois uma entrevista, depois um dia inteiro de teoria e prática. Aprovados partimos para a escola. A promessa era de ser um estágio remunerado, mas que decepção após cinco meses só recebemos um... Bom, isto não é o pior. Neste país após a maldita aprovação automática o que se encontra na sala de aula são crianças, que na sua grande maioria não sabe ler ou escrever. O projeto é um (parece piada, mas não é) reforço de português e matemática.  E é  aí que a coisa se complica, como dar reforço de algo que não foi aprendido na prática? A idéia é boa, o material é bom, mas as crianças não sabem como usar. O tempo todo precisam de ajuda. Lembro da escola dual onde uns são instruídos para comandar e outros para serem comandados... No país em questão, as crianças não sabem o que é um cartão resposta, o que são gêneros textuais, e nem o que estão fazendo na escola. É normal torcer para que não tenha aula, e quando tem o desalento toma conta de todos.  Outros projetos chegam a toda hora e é triste ver que não fazem nenhum efeito, educação já diz a constituição, é direito de todos, mas quem são esses todos?  Enquanto a gente se calar e fingir que está tudo BEM, não haverá mudança, cabe a sociedade perguntar o porque de tantos projetos, a escola não é capaz de alfabetizar? Será que é mesmo preciso passar esta responsabilidade aos" projetos de reforço?" E cabe ainda uma outra pergunta: Tais projetos visam o aprendizado do aluno ou são apenas para aumento de índices em provas?  A educação precisa ser pensada a longo prazo, formando pessoas capazes na e fora da escola, pessoas que entendam o por que de estarem alí, cidadãos críticos. Não acredito que estar na escola por estar vá ajudar as crianças deste país. Mas um projeto se vai , mas um projeto vem, as crianças aprendem a marcar " x ", o índice é alcançado, e amanhã elas não sabem nem o que estava escrito naquela avaliação. É, NESTE PAÍS NÃO TÃO DISTANTE DAQUI, educação não é algo para ser levado a sério.  INFELIZMENTE...

Um comentário:

  1. Rô, as reflexões ficaram bastante interessantes... Mas, senti falta de informações mais claras... Como disse, não precisa falar diretamente, mas é importante colocar sua impressão sobre o Projeto. Você pode dizer que as Secretarias de Educação da Baixada Fluminense, no afá de melhorar seus índices no IDEB, tem desenvolvido projetos rápidos de treinamento, de simulação de testes, etc...

    Abs
    Ivan

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