O PCN traz como objetivo que o aluno seja capaz de:
1- Compreender a cidadania como particapação social e política.
2- Posicionar-se de maneira responsável e construtiva.
3- Conhecer as características do Brasil.
4- Conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural brasileira.
5- Perceber-se integrante e transformador do ambiente.
6-Desenvolver conhecimento de si mesmo.
7- Conhecer e cuidar do próprio corpo.
8- Utilizar diferentes linguagens.
9- Utilizar diferentes fontes de informação.
10- Questionar a realidade, utilizando pensamento lógico.
Como se percebe, uma verdadeira metamorfose do antigo aluno para o aluno atual. A autora Irandé Antunes nos mostra que apesar de todo este aparato didático, ainda persistem práticas inadequadas que não condizem com as mais recentes concepções da língua portuguesa e, consequentemente, com os objetivos mais amplos que legitimam o seu estudo. Segundo a autora para que resultados positivos sejam alcançados é necessário propor ao aluno um contato mais pessoal com a língua que ele estuda, a fim de que ele saiba falar, ouvir, escrever e ler de maneira adequada e competente. De posse destas informações cabe ao educador reavaliar sua prática de ensino da língua como um desafio, de agora ser um pesquisador que a cada dia descobre e redescobre conhecimento junto e para os seus alunos.
O livro da coleção Conhecer e Crescer, da autora Cristiane Buranelo, LÍNGUA PORTUGUESA, 5° ano, segunda edição, ano 2008 é uma obra atualizada conforme o acordo ortográfico e faz parte do PLND ( Programa Nacional do Livro Didático) . O livro é dividido em nove temas principais que são:
1- Versos do Sertão.
2- Mundo Animal.
3-S.O.S Matas e Florestas.
4-Histórias de muitos jeitos.
5- Gente bem brasileira.
6- Pela paz e pelo bem.
7- Não ao trabalho infantil.
8- Histórias mitológicas.
9- Tempo de mudanças.
O livro traz inseridos nestes temas o Lá vem leitura, Outra leitura, Escrever: muito prazer, Linguagem oral, Estudo da língua, A escrita das palavras. Neste livro o aluno tem acesso a leitura, a produção escrita, a oralidade, aos conhecimentos gramaticais, a ortografia, trabalhando em grupo os temas transversais e a interdisciplinaridade, a ética e a cidadania, etc. E o professor tem a oportunidade de rever seu papel como educador, avaliando o aluno como um todo. Apesar de toda a modernidade em tratar os temas, o livro ainda conserva exercícios tradicionais como: separe as sílabas, complete com a letra l ou u, passe para o plural, siga o modelo e etc. Porém de uma forma geral o livro está bem melhor, mais colorido e com temas atuais, dando ao aluno a oportunidade de expressar suas opiniões. Neste livro o conhecimento prévio do aluno é valorizado e tomado como ponto de partida para novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário