A Prova Brasil foi criada e aplicada em 2005, com o propósito de avaliar as habilidades dos alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. Esta prova é aplicada nas escolas rurais e urbanas que tenham no mínimo 20 alunos por turma a cada dois anos. Ela serve para medir o avanço na qualidade do ensino e é o termômetro para o crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educ. Básica ).
A Prova Brasil é baseada no currículo proposto pelas escolas estaduais e municipais e é fiscalizada pelo MEC .
O responsável por avaliar é o SAEB ( Sistema de Avaliação da Educação Básica) que se divide em;
ANRESC que significa, Avaliação Nacional de Rendimento Escolar, que é a Prova Brasil.
e ANEB - Avaliação Nacional de Educ. Básica que é diferente, enquanto a Prova Brasil envolve todos os alunos , a ANEB possui carater amostral , abrange os alunos das áreas rural e urbana sendo aplicada nas redes públicas e privadas para avaliar os alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio.
O objetivo principal destas avaliações é o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a capacidada deles compreenderem textos variados como: narração, quadrinhos, charges, notícias de jornal ,verbetes, fábulas , receitas e etc. A prova exige diferentes habilidades e o aluno precisa ter coerência e organização para chegar a resposta certa.
Os testes do SAEB e a Prova Brasil são as matrizes de referência e todos tem acesso aos resultados através do site do INEP.
A avaliação é medida por níveis que vão de 1 a 9, e mostra as competências que o aluno desenvolveu ao longo do ensino fundamental.
Procedimentos de Leitura
1- localização de informações no texto.
2 estabelecimento de relações entre as partes do texto.
3-inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4-inferir uma informação explicita.
5-interpretar o texto.
6-identificar o tema.
7-identificar o conflito.
8- estabelecer relação de causa e efeito.
9- identificar a finalidade do texto.
10- identificar as marcas linguísticas.
11- distinguir um fato.
12-estabelecer relações lógico-discursiva.
13- identificar efeitos de ironia ou humor.
14- identificar o uso da pontuação.
Estes procedimentos são chamados de descritores.
Para que os índices sejam alcançados, a escola precisa contar com o trabalho sistemático dos professores a longo prazo, ajudando o aluno a se desenvolver gradualmente, oferecendo para isto material de boa qualidade sem esquecer de incluir a leitura como parte importante das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário